É totalmente viável adquirir passagens aéreas com preços acessíveis por meio da utilização de algumas ferramentas online com as dicas de viagens baratas que vamos lhe passar. Plataformas como Google Voos e Skyscanner permitem que você configure alertas que avisam quando os valores para o voo desejado estão em queda. Websites especializados em viagens também podem ser de grande ajuda para descobrir promoções que não são divulgadas pelos canais oficiais das companhias aéreas. Além disso, medidas simples como navegar em modo anônimo podem ser empregadas para escapar de resultados influenciados e garantir a compra do bilhete pelo menor preço possível. Confira aqui no Mundo Cotidiano as dicas para economizar na hora de fazer as malas.

Mantenha suas datas flexíveis 

_______________ Publicidade _______________

___________________________________________

Quando você está planejando uma viagem com o intuito de economizar ao máximo, é altamente recomendável que você possua flexibilidade nas datas. Isso se dá porque o processo de planejamento começa com a busca por passagens aéreas, e os custos dos voos podem flutuar consideravelmente de um dia para o outro, tendo um impacto significativo no valor total da viagem. Para assegurar os preços mais atrativos, uma das dicas de viagens baratas é fazer uso do Google Voos

Dicas de Viagens Baratas
Dicas para Viagens Baratas – Fot: Canva

Essa ferramenta permite que você configure alertas que apontarão a melhor data para efetuar a reserva da passagem e também inclui um calendário visual no qual as datas mais econômicas estão destacadas em verde.

Utilize a navegação anônima para suas pesquisas 

Outra das dicas de viagens baratas é recorrer ao modo de navegação anônima em seu navegador para efetuar buscas de preços. 

Ao navegar no modo regular, os sites que você visita registram suas informações e as empregam para personalizar os resultados. Em outras palavras, as páginas podem apresentar passagens aéreas que o algoritmo acredita serem mais relevantes para o seu perfil de compra, ao invés das opções mais acessíveis. 

_______________ Publicidade _______________

___________________________________________

Para evitar essa personalização de resultados, você pode abrir uma guia anônima em seu navegador pressionando simultaneamente as teclas “Ctrl”, “Shift” e “N”. Também é possível ativar o modo anônimo clicando com o botão direito do mouse na barra de endereços do navegador e selecionando a opção “nova janela anônima”.

Compare os preços em diferentes plataformas 

A fim de viabilizar viagens mais em conta, também é fundamental comparar os preços das passagens em diversas plataformas de compra. O Google Voos, por exemplo, indica se o valor de uma passagem oferecida em determinado site está realmente mais baixo. 

Além disso, esse serviço possibilita a configuração de alertas de preço e possui a funcionalidade “Gráfico de Preços”, onde é possível visualizar as flutuações dos valores ao longo do tempo. O recurso “Calendário” também está disponível, permitindo que o usuário identifique os dias do mês nos quais as passagens são mais baratas.

Outra opção é o Skyscanner, um mecanismo de busca que indica companhias aéreas e passagens mais acessíveis, baseando-se no destino e nas datas da viagem. 

Disponível tanto na versão web quanto em aplicativos para Android e iPhone (iOS), esse serviço fornece informações sobre o mês mais econômico para viajar e exibe os valores das passagens em ordem crescente. 

Além disso, é possível buscar por opções de hospedagem e aluguel de carros. O buscador Kayak também merece destaque, auxiliando o usuário a encontrar voos, hospedagens, atividades, aluguel de automóveis e pacotes com os preços mais vantajosos.

Acompanhe as redes sociais das companhias aéreas 

Uma alternativa interessante para quem está em busca de descontos em passagens aéreas é seguir as companhias aéreas em suas redes sociais.

_______________ Publicidade _______________

___________________________________________

Muitas empresas utilizam seus perfis em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram para divulgar ofertas especiais, incluindo promoções de última hora. Portanto, vale a pena ficar atento aos perfis e habilitar as notificações para ser informado sempre que uma nova postagem da companhia aérea for feita.

Ative os alertas de preço

Existe a possibilidade de receber notificações sempre que o valor de uma passagem aérea diminuir. Para isso, você pode configurar alertas de preço em sites como o Kayak ou o Google Voos. O ideal é utilizar esse recurso quando você já tiver definido o destino e as datas da viagem. No caso do Google Voos, é simples: basta fazer login com uma conta do Google e habilitar a opção “monitorar preços”. Você pode optar por alertas de voos em qualquer data ou para uma data específica.

No Kayak, você precisa inserir o aeroporto de destino, as datas da viagem e o número de passageiros, e então clicar em “Criar um alerta de preço”, que está localizado no canto superior esquerdo da página. Após isso, é necessário fornecer um endereço de e-mail para receber as notificações e confirmar a opção “Salvar alerta de preço”.

Acesse regularmente os sites das companhias aéreas

Uma dica prática para quem deseja adquirir passagens baratas é conferir frequentemente os sites das companhias aéreas. Isso porque muitas vezes essas empresas promovem vendas exclusivas para quem visita suas páginas diariamente. 

Além disso, é comum que elas ofereçam promoções a cada semestre, como o caso da Megapromo da Latam Airlines ou o Feirão da Gol Linhas Aéreas

A Azul não possui uma promoção específica, mas costuma reagir aos descontos das outras companhias aéreas.

Procure por promoções em sites especializados 

Plataformas como Max Milhas, 123 Milhas e Decolar.com podem ser extremamente úteis para quem deseja viajar de maneira econômica. Isso se deve ao fato de que esses sites atuam como intermediários entre o viajante e as companhias aéreas, destacando promoções de passagens. 

É possível também encontrar ofertas de hospedagem e pacotes de viagem. Entretanto, é importante ficar atento ao acessar agências de viagem online, pois muitas vezes esses serviços incluem taxas de serviço elevadas, aumentando o custo do bilhete, que poderia ser adquirido por um preço menor diretamente das companhias aéreas.

Rolar para cima