Cometer erros é algo bem normal quando estamos tentando algo novo, não é mesmo? E para quem vai voar pela primeira vez, não é diferente. Você se sente assim? Se sim, não precisa se preocupar, porque neste texto listamos oito erros comuns em viagens de avião que você pode evitar ao viajar de avião. Afinal, nosso objetivo é ajudar a evitar problemas e tornar toda a experiência ótima, desde o começo até o fim!

_______________ Publicidade _______________

___________________________________________

Se você está interessado em evitar erros em viagens de avião, ótimo! Continue lendo e fique à vontade para compartilhar suas dicas ou experiências nos comentários!

Erros em viagens de avião

Erros em viagens de avião – Foto: Canva

DEIXAR O CHECK-IN PARA ÚLTIMA HORA

Fazer o check-in é um passo muito importante para qualquer pessoa que vai viajar. Por isso, para evitar surpresas e também para saber de possíveis mudanças no seu voo, faça o check-in com antecedência pela internet. As companhias aéreas permitem que você faça isso algum tempo antes da data da viagem. Fazendo o check-in online, você também tem mais chances de escolher um assento melhor e evita problemas se você chegar atrasado ao aeroporto.

_______________ Publicidade _______________

___________________________________________

Lembrando que o período para fazer o check-in online varia de acordo com a companhia aérea, então fique de olho nas regras da empresa com a qual você vai viajar. Se você preferir fazer o check-in pessoalmente no aeroporto – o que está tudo bem também –, tente chegar cedo. Assim, você terá bastante tempo para lidar com filas e não vai precisar se apressar.

DEIXAR DE CONFERIR A DOCUMENTAÇÃO ANTES DE SAIR DE CASA

Você já sabe que precisa levar alguns documentos importantes quando viaja, não é? Por isso, para evitar problemas como esquecer o RG ou o passaporte em casa, tire um tempo antes da viagem para separar esses documentos com calma e guardá-los na bolsa ou mochila. Isso também vale para reservas de hotéis e comprovantes de seguro de viagem.

Assim, você evita a chance de não conseguir embarcar ou perder o voo porque precisa voltar correndo para casa para pegar um desses documentos. Lembre-se: ser organizado é muito importante, especialmente para ter uma viagem tranquila.

NÃO CHEGAR CEDO AO AEROPORTO, UM DOS MAIORES ERROS EM VIAGENS DE AVIÃO

Já fez várias viagens de avião ou está se preparando para a primeira? Independentemente da sua experiência, a dica é a mesma: chegue cedo ao aeroporto. Bem, será necessário realizar o check-in (se não o tiver feito online), despachar a bagagem e passar pelo controle de segurança. Todos esses lugares costumam estar cheios de pessoas. Além disso, se você não conhece o aeroporto, pode ser difícil encontrar o portão de embarque. Você certamente não deseja correr o risco de perder o voo, certo?

VERIFICAR O PESO DA BAGAGEM APENAS NO DESPACHO

Sabia que existem limites de peso e tamanho para bagagens de mão em voos? Pois é! Lembre-se de que as bagagens de mão podem ter no máximo 10 kg, 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. Além disso, você também precisa pesar a bagagem que vai despachar. Se ela passar do peso permitido, você vai ter que pagar uma taxa. Melhor não arriscar e ter que gastar dinheiro extra.

NÃO USAR ROUPAS CONFORTÁVEIS

A gente gosta muito de compartilhar nossas viagens nas redes sociais, não é verdade? Mas o conforto é importante na hora de escolher a roupa para o dia da viagem. Em geral, escolha roupas leves e folgadas, sapatos sem salto, acessórios pequenos e leve um casaco. Essas peças vão te deixar mais confortável durante toda a viagem. E lembre-se de que os aviões costumam ser frios, então é bom ter um casaco à mão. A questão fundamental é a sua sensação de bem-estar!

LEVAR ITENS PROIBIDOS

Quando você estiver arrumando a sua bagagem de mão, lembre-se de que alguns objetos podem causar atrasos no controle de segurança. Ninguém quer passar por isso, certo? Por isso, preste atenção nas regras: não coloque na sua bagagem objetos cortantes ou pontiagudos (como tesouras de unha e canivetes). Remédios não podem passar de 100 ml, e líquidos, géis e substâncias pastosas devem estar em embalagens transparentes.

_______________ Publicidade _______________

___________________________________________

Veja também: Encantos do Nordeste brasileiro: Roteiros e destinos incríveis.

PRESTAR ATENÇÃO APENAS NAS INFORMAÇÕES DO BILHETE

As informações que estão no seu bilhete são muito importantes, claro. Mas às vezes o portão de embarque pode mudar. Se isso acontecer, a equipe do aeroporto vai te informar pelos painéis de informações ou pelo sistema de áudio. Por isso, fique de olho no que está acontecendo ao seu redor e, se tiver dúvidas, peça ajuda a um funcionário.

Dica: para acompanhar as informações, basta procurar pelo número do seu voo nos painéis. Lá você vai ver o portão de embarque e se o voo está saindo no horário certo, por exemplo.

NÃO VERIFICAR SE AS CONEXÕES EXIGEM MUDANÇA DE AEROPORTO

Vamos supor que você vai viajar para Ushuaia, mas tem uma escala em Buenos Aires. Lembre-se de que Buenos Aires tem dois aeroportos, e o seu segundo voo pode sair de um aeroporto diferente do primeiro.

Por isso, olhe a sua passagem aérea e consulte a agência de viagens para calcular quanto tempo você vai precisar para ir de um aeroporto para o outro. Assim, você evita perder a segunda parte da viagem e fica longe de problemas.

Rolar para cima